março 07 2015 0Comment

COMO FAZER UM GERENCIAMENTO DE OBRAS DE MANEIRA EFICAZ?

Estar atento às etapas da construção, delegar funções e controlar o orçamento é essencial para um bom gerenciamento de obras.

O principal objetivo do gerenciamento de obras é garantir que os processos ocorram dentro do prazo estipulado. Ademais, tem como um de seus princípios aumentar a produtividade no canteiro sem perder a qualidade.

Logo, os profissionais que desejam ocupar esse cargo precisam entender de orçamentos, contratos e gestão de pessoas. Além disso, é ideal que seja uma pessoa organizada e multitarefas, já que geralmente lida com diversas equipes.

Saber dialogar e receber feedbacks também é um ponto positivo, pois dessa forma é possível entender o que funciona e o que precisa ser melhorado nos processos.

Portanto, para que o gerenciamento de obras funcione de maneira assertiva é preciso aliar a execução dos processos a uma boa comunicação entre equipes.

Neste artigo, elencamos algumas características que tornam a gestão de obras uma ferramenta importante, além de mostrar como fazer isso de maneira eficaz.

Boa leitura!

O QUE É O GERENCIAMENTO DE OBRAS?

gerenciamento de obras serve para supervisionar todas as etapas de uma construção, além de garantir que tudo ocorra conforme o previsto.

Para isso, há o acompanhamento frequente do cronograma de obras e do orçamento estipulado durante a elaboração do projeto.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO?

Ter um gerenciamento de obras é essencial para antecipar possíveis problemas e imprevistos. Dessa forma, é possível resolvê-los de maneira mais rápida e assertiva.

Outro ponto positivo do gerenciamento de obras está associado ao total controle do estoque de materiais. Em consequência, esse fator acaba resultando na economia, já que evita o desperdício e pode promover, inclusive, a reutilização de resíduos.

Para um bom gerenciamento, é necessário ter uma lista composta de todos os materiais da obra, a quantidade e como estão sendo utilizados. Com isso, fica mais fácil perceber quando o estoque precisa ser renovado.

Agora que você já sabe qual a importância de ter um gerenciamento de obras, descubra como realizá-lo!

COMO REALIZAR UM GERENCIAMENTO DE OBRAS EFICIENTE?

Para que o gerenciamento de obras aconteça de maneira eficiente, você precisa realizar algumas etapas. Logo, é necessário identificar se a execução da obra é possível, elaborar um cronograma de obras e buscar meios tecnológicos para otimizar os processos.

Além disso, é fundamental que o canteiro de obras esteja sempre organizado e que sejam feitas reuniões periódicas. Confira abaixo esses tópicos de maneira detalhada.

Estude a viabilidade técnica e econômica da obra

Você sabia que o gerenciamento de obras começa antes mesmo da construção? Isso acontece porque é preciso estudar a viabilidade técnica e econômica da obra, já que esses fatores são imprescindíveis para saber se sua execução será possível.

Nesta etapa, também é necessário fazer o levantamento de custo da mão de obra e dos materiais, equipamentos e máquinas que serão utilizados.

Após ter esses valores em mãos, analise o orçamento da sua empresa para saber se ele condiz com o que a obra necessita.

Outro ponto a ser levado em consideração é o espaço onde a obra está prevista para acontecer. Ele tem alguma restrição geográfica? Quais licenças você precisa solicitar para executar a construção nesse local?

Tendo essas informações, você pode seguir para o próximo passo e começar a elaboração de um cronograma de obras.

Elabore um cronograma de obras

Elaborar um cronograma de obras é de extrema importância para que os prazos sejam cumpridos. Por meio dele, é possível definir quais atividades serão realizadas, como e por quem será executada e quanto tempo deve ser gasto.

Dessa forma, fica mais fácil organizar os prazos, controlar as finanças, auxiliar a priorização de tarefas e gerir a mão de obra.

Além disso, é preciso estar atento a feriados e às férias dos colaboradores para que o prazo da obra não seja impactado.

Com o cronograma, dá para ter uma visão mais ampla do processo de execução da obra e prevenir possíveis conflitos entre atividades. Já pensou como seria se duas atividades estivessem programadas para o mesmo dia e horário? Bem complicado, não é?

Agora que você já sabe como um cronograma de obras é essencial para um bom gerenciamento, veja maneiras de como usar a tecnologia a seu favor.

Use a tecnologia a seu favor

Graças ao avanço tecnológico, vários processos da execução de uma obra podem ser otimizados. Atualmente é possível contar com diversos softwares que auxiliam desde o planejamento até a gestão da obra.

Além de aumentar a produtividade do gerenciamento de obras, a tecnologia também é benéfica para o meio ambiente. Com a utilização de aplicativos em dispositivos móveis, é possível diminuir o uso de papel, por exemplo.

Algumas ferramentas digitais permitem, inclusive, a atualização de dados offline. Dessa forma, é possível ter acesso às informações sem precisar de internet.

Mantenha o canteiro de obras organizado

O canteiro de obras é um espaço temporário composto de áreas de vivência e operacionais. Ele serve para alocar e distribuir materiais, máquinas e equipamentos utilizados na obra, além de abrigar os colaboradores.

Consequentemente, o canteiro deve estar sempre bem organizado, não só para o bem-estar dos profissionais, mas também para o desenvolvimento de um projeto técnico eficiente.

Além disso, um canteiro de obras limpo e organizado proporciona mais segurança e aumenta a produtividade no ambiente de trabalho. Dessa forma, é necessário:

  • guardar os materiais em um local seguro;
  • descartar os resíduos de maneira adequada;
  • garantir que máquinas e equipamentos sejam manuseados de maneira correta, sem ferir nenhum colaborador;
  • cercar o canteiro com tapumes ou algum tipo de barreira para que pessoas não autorizadas fiquem fora do local.

Faça reuniões periódicas

Realizar reuniões periódicas é extremamente importante para aumentar a produtividade de uma obra.

Entretanto, é imprescindível que o diálogo seja uma via de mão dupla, pois tanto o gestor quanto os colaboradores precisam dar feedbacks. Dessa forma, é possível identificar quais técnicas de execução estão funcionando e quais precisam ser repensadas e otimizadas.

Durante as reuniões, é possível pensar maneiras de como deixar a obra mais célere, sem perder qualidade. Isso beneficia diretamente o cliente e também a empresa que está executando a construção.

Após todas essas dicas ficou bem mais fácil entender como fazer um gerenciamento de obras eficaz, não é mesmo? Agora que você já está expert no assunto, é hora de pôr tudo em prática.

netjr