dezembro 20 2019 0Comment

CAMINHÃO MUNCK: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE TÊ-LO EM SUA OBRA

O Caminhão Munck ou guindauto é um equipamento de grande porte, que é montado no chassi do caminhão e possui funções como transportar, carregar e descarregar altas cargas com facilidade e agilidade.

O guindauto é uma variação do guindaste, que é usado principalmente para descargas de maquinário e montagem de estruturas metálicas e de concreto em construções civis. 

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe todos os detalhes deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre as vantagens, funcionamento e onde comprar ou alugar. 

COMO USAR O CAMINHÃO MUNCK NA SUA OBRA?

De início, você precisa fazer uma análise da sua obra, organizar as máquinas e verificar a quantidade das peças e equipamentos que serão transportados, para que a escolha da máquina seja a correta.

O segundo passo é calcular o peso que será colocado no guindauto, que precisa estar entre 20% ou 30% abaixo da média. Por exemplo, se a carga mínima do Munck for de 4 toneladas, ele precisa carregar uma carga média entre 3,0 e 3,5 toneladas. Essa é uma das melhores formas de garantir a segurança tanto daqueles que estão na estrada, quanto da carga transportada.

O próximo passo é identificar qual Munck você utilizará. Existem cerca de 10 modelos diferentes de guindauto, com capacidades menores que 4,0 toneladas e maiores de 25 toneladas.

Já a extensão da lança pode variar entre 10 a 30 metros, com o objetivo de alcançar diferentes alturas. Os pesos mais usados são os de 10 a 20 toneladas, tornando a máquina mais versátil e muito procurada no mercado.

Além disso, o local em que for utilizado o Munck precisa ter uma superfície firme e plana, pois eles não possuem pneus adequados para terrenos acidentados. Lembrando que o guindauto foi feito para suspender os materiais na vertical e não os arrastar.

Agora que você já sabe o passo a passo de como ter um guindauto na sua obra e também como usá-lo, passe para os próximos tópicos e descubra ainda mais sobre esse caminhão.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GUINDASTE E O CAMINHÃO MUNCK?

As duas máquinas podem parecer iguais, porém tem diferenças tanto na parte estrutural, quanto na parte funcional. Portanto, para saber mais sobre estes equipamentos continue lendo este artigo.

Guindaste

É um equipamento utilizado para erguer, movimentar e baixar peças pesadas. Esta máquina possui grande capacidade de carregar peso e também facilidade na mobilidade. 

Além de conseguir realizar operações complexas,o guindaste desempenha bem o seu trabalho.

A sua estrutura é composta por uma torre equipada com cabos e roldanas e é muito utilizada na construção civil e em indústrias, que precisam transportar máquinas pesadas.

Caminhão Munck X Guindaste

O Munck é uma estrutura montada em cima do chassi de um caminhão e possui sistema hidráulico para o carregamento, descarregamento e transporte de cargas pesadas.

Esse tipo de caminhão pode atuar em diferentes áreas, desde florestal até na descarga de contêineres.

A diferença entre os dois é que o guindaste é um equipamento de grande porte que possui um sistema de computadores de bordo capaz de configurar o guindaste para movimentação de serviços diversos, com base no raio, altura e peso. 

Já o guindauto é um veículo que movimenta as peças pesadas a partir de braços mecânicos, que auxiliam no carregamento da carga. Além disso, o Caminhão Munck oferece uma melhor acessibilidade em relação ao guindaste e não possui restrições de tráfegos em rodovias. 

QUAIS MARCAS DE CAMINHÃO MUNCK ESTÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO?

O mercado atual de caminhões e equipamentos pesados, em geral, desenvolveu sua linha ao longo dos anos, surgindo várias empresas e novas tecnologias com o objetivo de aprimorar estas máquinas.

Como, por exemplo, o guindauto da marca Volkswagen de modelo 17-180, que tem uma potência de 180hp e capacidade de Munck 12t/m. Esse caminhão é  muito elogiado pelo público por ter boa capacidade de carregamento.

Outra marca de guindauto é o Volvo, de modelo 270, que tem uma potência de 180hp e capacidade de Munck 12tm, e é procurado por conta da facilidade de manuseio.

Existem muitas outras marcas presentes no mercado, porém esses dois exemplos se encontram em empresas que tiveram uma visão positiva do público. 

ALUGAR OU COMPRAR UM GUINDAUTO?

A decisão entre alugar ou comprar o equipamento, diz respeito principalmente a empresa. Mas se você está em dúvida, confira abaixo alguns pontos que destacamos.

Os primeiros pontos a serem analisados são a utilidade desse produto, a quantidade de peso que será transportado e o quanto a empresa está disposta a investir nesse equipamento.

Por ser um equipamento versátil, ágil e uma máquina pesada, o valor da compra é muito alto, ao contrário do aluguel que pode ser acessível. Além de conseguir ter acesso às máquinas mais tecnológicas.

A locação possui ainda mais vantagens, pois a facilidade e a agilidade de adquirir o Munck, dispensa a burocracia que haveria ao comprar.

Por exemplo, fazer a regulação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é de total responsabilidade da empresa que efetua o aluguel. Ou seja, menos uma preocupação com a sua obra.

Além disso, um novo equipamento para a empresa requer manutenção, cuidados e avaliações recorrentes para garantir o bom funcionamento do aparelho gerando mais gastos. Sem contar no investimento de galpões para o armazenamento das máquinas.

netjr