dezembro 20 2019 0Comment

CRONOGRAMA DE OBRAS: APRENDA COMO ELABORAR DE MANEIRA FÁCIL

Na hora de fazer uma obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é necessário planejar etapa por etapa para que tudo ocorra dentro do prazo estipulado.

Para isso, profissionais de engenharia e arquitetura costumam criar um cronograma de obras.

Esse cronograma precisa conter informações sobre todas as atividades que serão desenvolvidas, o tempo médio de cada uma delas, o prazo de finalização, entre outras que o profissional responsável pela obra considere importantes.

Mas, apesar desse tipo de planejamento ser bastante comum, alguns engenheiros e arquitetos ainda têm algumas dúvidas sobre como fazer um cronograma de obra.

Neste artigo, vamos elucidar todas as suas dúvidas sobre o que é um cronograma de obras, qual a sua importância e como elaborar um.

Boa leitura!

O QUE É UM CRONOGRAMA DE OBRAS?

Um cronograma de obras nada mais é do que uma planilha onde cada etapa da construção é registrada.

Ele é ideal para que as atividades das equipes de trabalho sejam planejadas e executadas dentro do período estimado.

Assim que o cronograma de execução de obra estiver elaborado, fica mais fácil contornar possíveis atrasos nas etapas e manter a construção no prazo. Além disso, é possível visualizar todas as atividades de maneira holística e compreender o projeto como um todo.

Entretanto, se os problemas com os prazos persistirem, é preciso pensar em estratégias que possam agilizar as etapas para que tudo funcione como o planejado.

Em grandes obras, por exemplo, acaba surgindo a necessidade de contratar uma equipe específica de engenheiros de planejamento.

Logo, a equipe fica responsável pela planilha, controlando assim a execução de toda a produção.

Mas, lembre-se: quanto mais detalhado for o cronograma de obras, melhor, pois com ele é possível estipular os prazos que precisam ser cumpridos.

Além disso, é possível prevenir possíveis erros e desperdícios e ter um acompanhamento mais eficiente das etapas de produção. Outro ponto positivo é poder proporcionar uma visão mais ampla do projeto ao gestor.

Agora que você já sabe o que é um cronograma de obras, veja qual a importância de elaborar um para que a execução da sua obra flua satisfatoriamente.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE OBRAS?

Ter um cronograma de execução de obras é essencial para que profissionais de engenharia e arquitetura planejem cada etapa da construção. Nesse caso, planejar significa definir com antecedência:

  • o que fazer;
  • como fazer;
  • quando fazer;
  • quem deve fazer;
  • em quanto tempo deve ser feito.

Com isso, uma planilha de cronograma de obra ajuda a organizar os prazos, controlar as finanças e gerir a mão de obra. Além disso, serve para auxiliar na priorização das atividades.

Organize os prazos

Para que uma obra seja finalizada no tempo correto é necessário organizar os prazos.

Por isso, é preciso que cada atividade tenha um tempo médio estipulado. Isso vai ajudar a acompanhar se todas as etapas estão ocorrendo dentro do tempo determinado.

Controle o financeiro

Um cronograma de obras é essencial para a organização dos custos do projeto. Nele, é possível anotar a data de entrada e saída dos materiais, a quantidade, os valores e o nome dos fornecedores, por exemplo.

Além disso, pode-se anexar os comprovantes de pagamento na planilha para que eles sejam acessados de uma maneira fácil, caso haja necessidade.

Gerencie a mão de obra

A gerência e a contratação da mão de obra também podem ser adicionadas em uma aba específica na planilha de cronograma de obra.

Com isso, é possível controlar, por exemplo, quais atividades necessitam de mão de obra própria ou terceirizada.

Previna conflitos entre atividades

Tendo como principal objetivo a organização das atividades, um cronograma de obras é imprescindível para que não haja conflito entre as etapas.

Com todos os processos devidamente anotados e datas predefinidas, fica mais fácil visualizar os prazos.

Sendo assim, é possível estabelecer datas de entregas que não coincidam entre si, contribuindo para que a sua equipe não fique sobrecarregada.

Após entender a importância do cronograma de obras, aprenda agora a elaborar o seu de maneira fácil e eficaz.

SAIBA COMO ELABORAR UM CRONOGRAMA DE OBRAS EM 5 PASSOS

Para ter um cronograma de obras eficaz é preciso adicionar o maior número possível de informações.

Não há uma fórmula exata para essa elaboração, pois cada profissional precisa adequar a planilha conforme sua necessidade.

Contudo, fizemos um passo a passo para você se basear na hora de criar o seu cronograma. Confira abaixo:

#1 Defina as atividades

Nesse primeiro momento é hora de construir a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), ou seja, a listagem de todos os processos necessários para que a obra seja concluída.

Não há uma regra para a montagem dessa estrutura. Você pode usar algo mais geral, como “nivelamento de terreno”, ou utilizar termos mais específicos, como “demarcação do terreno”, “remoção de terra do solo”, “descarte de entulho” e “tratamento de resíduos”.

Usar termos mais específicos faz com que o controle das etapas seja facilitado, já que os processos ficam mais detalhados.

Portanto, liste o máximo de processos para que sua lista fique o mais completa possível. Para isso, é fundamental que seja analisado todo o escopo das plantas disponíveis e o orçamento da obra.

#2 Atividades relacionadas

Após listar todas as etapas é hora de ver quais atividades estão relacionadas, ou seja, que dependem de uma predecessora para serem executadas. Para isso, leve em consideração:

  • quando uma etapa será iniciada após outra;
  • quando algumas etapas precisam começar juntas;
  • quando duas etapas precisam ser finalizadas juntas;
  • quando uma etapa precisa ocorrer alguns dias após a predecessora.

#3 Estipule o tempo médio de cada etapa

Estipular o tempo médio de cada atividade é essencial para a elaboração do cronograma de execução de obra.

Entretanto, esse tempo deve ser condizente e adequado a cada tarefa. Esse ponto é fundamental, pois, caso a atividade seja executada de qualquer jeito, somente para cumprir um prazo curto, corre o risco de apresentar problemas futuros.

#4 Elabore o cronograma de obras

Tendo todas essas informações em mãos, chegou a hora de montar o cronograma.

Para isso, muitos profissionais utilizam ferramentas digitais, como Microsoft Excel, Microsoft Project, Primavera ou OpenProj.

Esses programas são ótimos para quem quer acompanhar o avanço das etapas por gráficos.

#5 Meça os resultados

Após a elaboração e execução do cronograma, com a obra finalizada, é recomendado que haja a mensuração dos resultados.

Fazer o levantamento de todos os processos, além de analisar quais etapas ocorreram dentro do prazo, é essencial para a otimização das atividades.

Logo, da próxima vez que sua empresa for executar uma obra, você já terá em mente quais processos deram certo e quais precisam ser melhorados.

Viu só como é fácil elaborar um cronograma de obras? Agora que você já aprendeu com todas as dicas, é hora de botar a mão na massa e produzir o seu!

netjr