dezembro 20 2019 0Comment

TIPOS DE CAMINHÕES: DESCUBRA QUAL O IDEAL PARA SUA OBRA

Durante a elaboração do projeto de uma obra é preciso listar todos caminhões que serão utilizados.

Apesar disso fazer parte da rotina de engenheiros que trabalham nessa função, podem surgir algumas dúvidas sobre o que realmente é imprescindível. 

Para reduzir os gastos, muitos profissionais apostam no uso de caminhões que sejam versáteis, ágeis e desempenhem diferentes atividades.

Para ajudar, listamos os melhores tipos de caminhões e carretas para ser utilizados em uma obra, desde caminhão pequeno a caminhões grandes.

Dessa forma, você consegue analisar as funções e vantagens de cada um, facilitando a sua escolha.

Boa leitura!

CAMINHÃO BASCULANTE

O caminhão basculante é essencial para a remoção de entulhos de uma obra! Isso por causa da sua traseira articulada, que traz mais praticidade para esse tipo de serviço.

Os caminhões caçamba, como também são conhecidos, podem ser utilizados para carregar materiais de construção, como areia, brita, cimento, entre outros.

Saiba como utilizar o caminhão basculante em sua obra

Comumente visto em obras de terraplanagem, escavação e demolição, o caminhão basculante pode ser utilizado em obras de diversos portes.

Quando há necessidade de transportar materiais a granel ou refugos, esse tipo de veículo é o mais indicado!

Por conta da sua traseira articulada, é possível ter mais praticidade na descarga e segurança no deslocamento do produto. Além disso, ele conta com outros benefícios, como:

  • transporte de grande quantidade de resíduos ou material a granel;
  • diversidade de caminhões basculantes, sendo possível utilizá-los de acordo com a quantidade ou o tipo de carga.

Quais os tipos de caminhões basculantes?

Para saber qual o melhor tipo de caminhão basculante para sua obra, é preciso levar uma questão em consideração: a quantidade da carga.

Isso porque cada tipo de caminhão tem uma capacidade diferente. Além disso, há uma diferença em relação aos eixos, que podem ser simples ou duplos, na parte traseira ou dianteira. Confira abaixo algumas opções:

Toco (semipesado)Possui dois eixos, podendo o traseiro ser simples ou
duplo. Geralmente é usado no meio urbano ou para
pequenas viagens e consegue transportar até 6
toneladas. Além disso, pode chegar a 14 metros de
comprimento.
Truck
(pesado)
Também conhecido como trucado, possui o mesmo
comprimento do toco (14 metros). A diferença,
entretanto, está no eixo duplo da carroceria.Ele conta
com três eixos: um dianteiro e dois traseiros. Logo, o
peso é dividido entre as estruturas e é possível
transportar uma carga maior.
BitruckTem dois pares de eixos, tanto dianteiros como traseiros. Os dianteiros precisam ser direcionais, para guiarem o caminhão conforme a necessidade do motorista. Enquanto isso, os traseiros necessitam de tração nas rodas para que a força do motor seja distribuída entre elas.

CAMINHÃO COMBOIO

O caminhão comboio é a melhor alternativa para fazer o transporte de líquidos inflamáveis de forma segura, rápida e eficaz.

Geralmente utilizado em grandes obras – que precisam abastecer muitas máquinas –, ele é o único veículo que transporta combustível e lubrificantes de maneira correta.

Caso esses tipos de líquidos sejam transportados de outra forma, há o risco de ocorrer um derramamento, por exemplo. Esse vazamento é prejudicial para a empresa e, principalmente, para o meio ambiente.

O caminhão comboio tem um papel muito importante para as empresas. Com ele, é possível lubrificar e abastecer máquinas e veículos de uma obra sem precisar de deslocamento.

Além disso, esses caminhões contam com um reservatório exclusivo para o óleo usado. Ao fim do transporte, é possível retirá-lo para que ele seja descartado de maneira correta.

Como abastecer o caminhão comboio de maneira correta?

Como a carga do caminhão comboio é líquido inflamável, é preciso ter alguns cuidados durante o seu carregamento.

O caminhão precisa estar com o motor desligado, em um local plano e longe de cursos de água. Isso porque, se houver um vazamento, a água não será contaminada pelo produto.

Para que o abastecimento ocorra de maneira correta, utilize uma pistola de desarme automático. Caso não tenha esse material, acompanhe o processo direto do bocal de enchimento ou no respiro. Isso fará com que possíveis derramamentos sejam evitados.

Lembre-se de manter sempre no veículo o kit de emergência de abastecimento, para caso ocorra algum imprevisto.

Além disso, antes e depois do abastecimento, faça a limpeza do bocal para que não entre qualquer resíduo no tanque.

Por fim, feche adequadamente o bocal. Dessa forma, o líquido inflamável será transportado de maneira segura.

Outro ponto em que precisa haver cuidado é o transporte do produto. Além de ter que dirigir com cautela, é preciso se manter longe de materiais que produzam faísca, fagulha ou chamas.

Logo, é proibido passar perto de incêndios florestais e estacionar em locais com risco de fagulhas.

CAMINHÃO GUINDASTE

O caminhão guindaste surgiu para inovar o mercado de máquinas! Ele consegue levantar e transportar equipamentos e peças mais pesadas do que as içadas por guindastes tradicionais.

Sua principal função é elevar e movimentar cargas pesadas com precisão e agilidade. Por conta da sua versatilidade, consegue trabalhar em terrenos acidentados e de difícil acesso.

Geralmente composto de uma lança de longo alcance, o caminhão guindaste possibilita trabalhos diferenciados e içamento em grandes extensões.

Sendo assim, é possível descarregar e carregar containers, organizar material pesado em grandes depósitos, movimentar cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móveis – muito utilizados nas indústrias de laminação –, além de motores pesados.

Além disso, é utilizado no içamento de vigas pré-moldadas, na movimentação de insumos nas construções civis e nas obras de montagens de estruturas metálicas.

QUAIS AS VANTAGENS DO CAMINHÃO GUINDASTE?

Por causa da sua versatilidade, o caminhão guindaste traz diversas vantagens para sua obra. Desenvolvido para auxiliar no transporte de cargas, ele consegue carregar o produto/equipamento tanto na horizontal como na vertical.

Seu sistema de movimentação flexível permite elevar cargas com diferentes tipos de peso. Além disso, não apresenta restrições para transitar em vias públicas como os guindastes tradicionais, por exemplo.

Outro ponto positivo está na variedade de caminhões guindaste. Dentre os modelos estão:

  • poliguindaste;
  • guindaste telescópio;
  • guindaste articulado.

Desse modo, fica mais fácil escolher o tipo de caminhão que melhor se adequa à sua obra. Para isso, é preciso identificar quais serão as cargas transportadas e as especificações que serão necessárias para fazer a movimentação das peças.

Projetados para levar mais praticidade para as obras, os caminhões guindaste proporcionam resultados mais ágeis e alto desempenho ao fazer seu trabalho.

Com fácil manuseio, alguns caminhões possuem joystick– um dispositivo geral de controle. Esse aparelho tem diversos botões referentes às atividades que serão desempenhadas, facilitando, assim, o manejo da máquina.

O veículo que possui joystick consegue, por exemplo, trabalhar em lugares menores sem danificar o ambiente. Além disso, é possível realizar a operação de fora da cabine, tendo visão de toda a ação.

CAMINHÃO MUNCK

O caminhão Munck, também conhecido como guindauto, é um equipamento de grande porte. Montado no chassi de caminhões, ele tem como funções transportar, carregar e descarregar altas cargas com facilidade e agilidade.

O guindauto é uma variação do guindaste, que é usado principalmente para descargas de maquinário e montagem de estruturas metálicas e de concreto em construções civis.

Saiba como utilizar o Munck em sua obra

Quando for escolher o caminhão ideal, atente-se para a necessidade da obra. Há cerca de 10 modelos disponíveis no mercado, que podem ter capacidade menor que 4 toneladas e maior que 25!

Já a extensão de sua lança pode variar de 10 a 30 metros. Com isso, é possível alcançar alturas diferentes.

Outra coisa que precisa de atenção é o local onde o guindauto será utilizado. Ele deve estar sobre uma superfície plana e firme, pois esse tipo de caminhão não possui pneus adequados para ambientes acidentados.

Lembre-se: o Munck foi feito apenas para levantar materiais na vertical, não para arrastá-los!

CAMINHÃO-PIPA

O caminhão-pipa desempenha um papel muito importante nas operações de mineração e construção.

Também conhecido como carro-pipa ou caminhão-tanque, ele conta com dispositivos personalizados de montagem e equipamento de bombeamento associados ao tanque.

Esse tipo de veículo é muito utilizado por órgãos públicos para o abastecimento de reservatórios de água de um município.

Porém, também pode ser contratado por estabelecimentos comerciais, indústrias e pessoas físicas para serviços que necessitem de uma grande quantidade de água.

Para quê serve o caminhão-pipa?

Podendo ser usado para diversas finalidades, as mais comuns são:

  • situações de emergência;
  • missões humanitárias;
  • casos de seca;
  • lavagem de ruas e praças;
  • controle de emissão de poeira;
  • irrigador de plantas, gramados e jardins, fazendo uso de uma ponteira tipo chuveiro para não agredir o plantio;
  • abastecimento de água potável em residências, hospitais, prédios comerciais, indústrias e navios;
  • na produção de filmes cinematográficos ou publicitários com cenas de chuva;
  • fornecimento e bombeamento de água para abastecer reservatórios e piscinas;
  • na construção civil com o serviço de terraplanagem.

Como utilizar o caminhão-pipa?

Quando pensamos em caminhão-pipa, imediatamente vem à cabeça a utilização dele para o transporte de água potável. Entretanto, ele também é uma ótima opção para o deslocamento de material pulverulento e líquidos tóxicos e corrosivos.

Dependendo do tipo de carga que será transportada, é necessário que haja um revestimento diferenciado.

Por exemplo, um caminhão-pipa que realiza o transporte de água potável para uso humano ou animal deve ser construído com material não tóxico e anticorrosivo.

Além disso, o reservatório precisa ser feito de aço carbono para não modificar a qualidade da água.

Já sua limpeza pode ser feita com panos nas partículas que ficam presas no interior do reservatório e água limpa pela bomba de carga e descarga.

Para os caminhões-pipa que carregam água contaminada por produtos químicos, líquidos tóxicos e corrosivos, é necessário que sejam feitos de aço inoxidável ou aço carbono.

Isso acontece porque eles precisam ter uma proteção interna anticorrosiva compatível com a composição química e tratamento especial na chaparia.

CAMINHÃO PLATAFORMA

O caminhão plataforma é ideal para fazer o transporte de outros veículos ou materiais de construção.

Entre suas principais vantagens estão a versatilidade de peças e sua capacidade de transporte.

Em razão da versatilidade de peças, é possível desempenhar atividades em diversos setores. Confira os principais tipos de plataforma:

  • Para equipamentos pesados: esta plataforma tem rampas traseiras que funcionam por meio de molas ou por acionamento pneumático, além de contar com pés de apoio para o carregamento das máquinas;
  • Florestal: esta plataforma é feita de longarinas e travessas em perfil U e sua montagem é feita no caminhão. Toda a sua estrutura é pensada para fazer o transporte de madeira de pequeno ou grande porte;
  • Autossocorro: feita por peças individuais com chapas de aço, seu sistema hidráulico tem capacidade de 4,5 a 25 toneladas. Ela também conta com cabo de aço e gancho, já que sua principal função é guinchar veículos que pararam de funcionar por problemas mecânicos. Logo, os caminhões plataforma de autossocorro são eficientes e práticos para atendimento de emergência, suportando qualquer tipo de automóvel e até mesmo ônibus e outros caminhões;
  • Guincho: este tipo de plataforma é a escolha perfeita para resgatar e transportar veículos acidentados. Sua estrutura metálica garante maior segurança para o deslocamento dos automóveis e tem capacidade de carregar de um a três veículos.
  • Para petróleo: com a função de transportar equipamentos em campos de petróleo, é capaz de fazer o deslocamento de diferentes cargas e pesos.

CARRETA PRANCHA

A carreta prancha é um veículo que tem como função suportar grandes cargas, transportar materiais pesados e ser ágil na entrega. Dentre as principais coisas carregadas por esse caminhão estão:

  • máquinas agrícolas;
  • chapas;
  • barras de aço;
  • sacarias;
  • engradados;
  • entre outras.

Com pistões hidráulicos e remontes específicos, é possível ter mais segurança e precisão ao fazer o transporte de cargas.

A maioria desses caminhões tem entradas laterais e traseiras idealizadas para a fixação dos materiais ou veículos que estão sendo transportados.

Como fazer um transporte seguro utilizando a carreta prancha?

Para que o transporte de veículos ou materiais seja feito de maneira correta, é necessário estar dentro da lei e seguir algumas dicas.

Calcular a dimensão dos equipamentos que serão transportados na carreta é imprescindível! Logo, é necessário ter todas as especificações dos veículos.

Some tamanho, peso e capacidade, pois só assim será possível definir quantos equipamentos poderão ser transportados. Esse procedimento é necessário para garantir que os veículos sejam conduzidos de maneira segura, sem ultrapassar a capacidade da carreta prancha.

Por fim, esteja sempre com a manutenção em dia, pois um veículo que é vistoriado regularmente tem menos chance de ter problemas mecânicos.

QUAL O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO: COMPRAR OU ALUGAR CAMINHÕES?

A decisão entre alugar ou comprar tem a ver principalmente com a necessidade da sua empresa.

Os primeiros pontos a ser analisados são a utilidade do produto e o quanto a empresa está disposta a investir em caminhões.

Por serem extremamente versáteis e ágeis, o valor da compra geralmente é muito alto, ao contrário do aluguel, que pode ser mais acessível.

Além disso, por meio do aluguel de caminhão para obras, você consegue ter acesso a veículos mais tecnológicos.

A locação apresenta ainda mais vantagens, pois a facilidade e a agilidade de adquirir o veículo dispensam a burocracia que haveria ao comprar.

Por exemplo, fazer a regulação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é de total responsabilidade da empresa locadora. Ou seja, menos uma preocupação com a sua obra!

Além disso, um novo equipamento requer manutenção, cuidados e avaliações recorrentes para garantir o bom funcionamento do aparelho, gerando mais gastos para a empresa, isso sem contar com investimento em galpões para o armazenamento dos veículos.

ONDE POSSO ALUGAR OU COMPRAR CAMINHÕES PARA MINHA OBRA?

Agora que você já sabe tudo sobre os caminhões mais utilizados em obras, desde o que são, quais suas funções e as vantagens de alugar, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em fornecer a melhor opção para a sua necessidade.

netjr